A ocupação da América começou com a chegada de Cristóvão Colombo em 1492, sendo financiado pela Espanha. Entretanto, para que essa viagem acontecesse e chegasse até aqui, alguns fatos tiveram que acontecer como:
- Queda do império romano
- Invasões dos povos bárbaros
- Troca do trabalho escravo para o servil
A principal atividade econômica na Europa era o feudalismo. Ele entrou em crise no século XIV e foi trocado pelo trabalho assalariado. Surgiu uma nova classe social, conhecida como burguesia e esta começou a dominar todo tipo de trabalho e fazendo grandes investimentos como compras de terras, máquinas, bancos e grandes navegações marítimas.
Teve o início do capitalismo, e os comerciantes portugueses começaram a investir em viagens. Assim fizeram também os holandeses, franceses, espanhóis e ingleses. Querendo chegar nas Índias, por conta das especiarias(como marfim, mel, canela, seda) com seus altos valores comerciais, acabaram chegando na América em 1492.
No ano de 1494, Espanha e Portugal dividem a Nova Terra através do Tratado de Tordesilhas e no ano de 1500 Pedro Álvares Cabral chega no território que futuramente corresponderia ao Brasil.
O território da América foi ocupado desde o atual estado da Califórnia até a Patagônia pelos espanhóis; o atual Brasil pelos portugueses; os ingleses ocuparam a América do Norte, algumas ilhas da América Central (a maior delas sendo a Jamaica) e um território no norte da América do Sul (Guiana); os franceses ocuparam o território que atualmente corresponde ao Canadá, algumas ilhas da América Central (como o Haiti) e um território no nordeste da América do Sul que atualmente é a Guiana Francesa; os holandeses criaram Nova Amsterdam na América do Norte, que foi tomada pelos ingleses e a nomearam Nova York e deram em troca aos holandeses o território do atual Suriname.
A razão da ocupação se deu pela procura de bens valiosos, como ouro e prata e também pelo desejo do aumento de influência e poder sobre mais territórios ao redor do globo.
Os primeiros colonizadores da América foram os espanhóis e os portugueses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário